Olá meninas! Como vocês estão? Este é o meu primeiro post no blog e decidi expor um assunto bem comentado esses dias, o ENEM. Para quem ainda não sabe, o ENEM é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. A prova é composta por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. E é com o resultado deste exame que se pode entrar em uma universidade. As inscrições começam no dia 25 de maio de 2015 e se incerra no dia 5 de junho de 2015. É necessário pagar uma taxa de 63,00 reais (mesmo não achando justo), até o dia 5 de junho e quem é de escola estadual ou declara carência, é isento do pagamento. Enfimmmm, o que a maioria das pessoas pensam quando estão entrando no ensino médio ou já perto de concluírem, pensam: "E agora, que curso eu vou fazer?" e para fazer está escolha, é necessário uma boa pesquisa, tanto na internet, como com pessoas que já concluíram o curso e já possuem algum tipo de experiência na área. Já tem outras pessoas que desde pequenas tem o sonho de ter uma profissão, mas mesmo assim é preciso tirar todas as dúvidas sobre o curso e qual o retorno ele irá lhe dar. Escolhi algumas dicas bem simples que com certeza irá lhe ajudar a escolher um curso que se encaixe perfeitamente a você:
1) Analise seus pontos forte:
A primeira dica é conhecer seus pontos fortes, saber o que você faz com dedicação e por qual área se interessa mais. A partir deste principio é que você poderá ter uma noção de qual área irá seguir. Ex: Se eu tenho facilidade para a área de exatas, provavelmente não conseguirei estudar com dedicação outras áreas como humanas ou biológicas. Posso até conseguir estudar por um tempo, mas ficar 4, 5 anos estudando temas desinteressantes é frustante e, no fim das contas, perda de tempo e de dinheiro.
2) Conheça a área desejada:
Bom, na primeira dica diz que é preciso conhecermos a nós mesmo, na segunda, é necessário descobrir tudo sobre a área que queremos seguir. Muitas pessoas então em determinados cursos achando que vai ser isso ou aquilo, mas quando realmente começam a se aprofundar nas matérias, acabam descobrindo que tudo aquilo era ilusão e acabam se frustando. Por este motivo, é muito importante que você procure saber quais matérias são estudadas na faculdade e quais as possíveis atividades profissionais que podem ser desempenhadas depois de formado.
3) Converse com profissionais já formados e os que atuam na área:
Converse com alunos, professores, pessoas que atuam na área que sejam elas, bem e mal sucedidas, para que todas as suas dúvidas venham ser tiradas, como salário, como é o reconhecimento do curso no mercado e etc.
4) Dedique-se aquilo que você escolheu seguir:
Jamais se deixe ser influenciado por pensamentos negativos e muito menos por pessoas que dizem que você não irá conseguir pela concorrência que existe para determinados cursos, analise todas as informações que você tem e faça aquilo que você sonha em fazer para resto da vida, pois tudo irá depender da sua dedicação e esforço.
Entre os dias 20,21 e 22 de maio, na Universidade Federal aqui de Natal, ocorreu a Mostra de Palestra de Profissões da UFRN. Eu só pude ir no dia 22 e realmente gostei bastante. Assisti a palestras de Engenharia de Produção, Direito e Medicina, e me apaixonei ainda mais pela medicina. Aconselho a todos que tiverem indecisos entre alguma profissão a seguir, a procurarem e estarem sempre atentos a esse tipo de evento, porque realmente tira praticamente todas as dúvidas.
Então é isso meninas, espero que vocês tenham gostado e espero ter ajudado vocês a escolherem a carreira de vocês. Deixem nos comentários quais dúvidas vocês tinham e qual curso decidiram fazer. Um beijão :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário